Sobre a terapia junguiana
A psicologia junguiana ou psicologia analítica é uma abordagem que se embasa nos estudos do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (Nascido em Kesswil, Suíça, a 26/07/1875; falecido em Kúsnacht, Suíça, a 06/07/1961).
Segundo as teorias desenvolvidas por Jung, as pessoas são influenciadas por fatores inconscientes, o que pode acarretar dificuldades de relacionamentos, sintomas de ordem mental, emocional ou física.
O setting terapêutico é um local em que se pratica a escuta das dores, aflições, vulnerabilidades e fragilidades que incomodam o ser, de modo a proporcionar um olhar sereno e acurado dos fatores inconscientes que permeiam todos esses incômodos.
A partir desse olhar é possível ressignificar questões importantes do passado e do presente, a fim de encarar a vida com mais leveza.
Esse processo pode ser facilitado pelas técnicas de análise de sonhos, imaginação ativa, desenho, música, contos, contos de fadas, mitologia e todo material que permita simbolizar a vida, os sentimentos e as emoções.